SOBRE O LIVRO
Era o início da madrugada de 1º de junho de 2009 quando o voo AirFrance447, inesperadamente, chocou-se contra o Oceano Atlântico levando consigo 228 pessoas a bordo.
Poucas horas depois fui acionado para supervisionar aquela que seria a maior Operação de Busca e Salvamento sob responsabilidade brasileira. Naquele momento eu já tinha vivenciado mais de 15 anos de acidentes aeronáuticos, mas nada iria se comparar com a experiência que viveríamos nos próximos dias.
Esse livro convida a conhecer as dúvidas dos pilotos que não entendiam o que se passava a bordo, a mergulhar no ambiente das equipes de resgate e compartilha as conclusões da equipe francesa de investigação desse acidente.
Com base em documentos, fotos e vídeos, o leitor participará da análise de todos os dados e conhecerá os impactos que o acidente com o voo AirFrance447 deixou na aviação mundial e na pessoa do autor.
DEPOIMENTOS
Uma dica: não comecem a ler no período noturno. Você irá romper a madrugada para completar a leitura. Parabéns, Silvio, por mostrar toda logística envolvida no maior resgate já feito em alto-mar pelas Forças Armadas
Lysia Bertolini
Tem livros que a gente lê. Outros a gente devora porque conhecemos bem os ingredientes que compõem um bom livro. Silvio narra os movimentos da Operação SAR AF447 com a propriedade de quem esteve a frente das ações. Pense em um livro bom de ler! Você vai gostar da leitura!
Ruy Flemming
Muito interessante a estrutura do livro. A apresentação de temas adicionais com QRCode foi uma grande ideia.Leitura fácil e interessante, fui dar uma olhada rápida e cheguei na página 81. Parabéns!
Luiz Ribeiro
BIOGRAFIA
Silvio Monteiro Junior é especialista em Busca e Salvamento (SAR). Iniciou sua formação na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em 1986, formou-se piloto na Academia da Força Aérea, especializou-se como Piloto de Helicópteros e, posteriormente, como Piloto de Busca e Salvamento.
Graduou-se ainda como Bacharel em Direito e fez especializações nas áreas de Educação e Gestão de Projetos.
Formou-se como Coordenador de Operações SAR pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo e pela Canadian Coast Guard College.
Sua experiência profissional, como Chefe de Equipe de Resgate e Coordenador de Operações SAR, conduziu-o a ser escolhido como representante brasileiro junto à Organização de Aviação Civil Internacional e ao Programa COSPAS-SARSAT.
Em 2009, quando desapareceu o voo AirFrance447, ocupava a função de Chefe da Divisão de Busca e Salvamento com a responsabilidade de supervisionar as Operações SAR ocorridas no Brasil, tendo sido escolhido então como representante brasileiro, especialista em resgate, para a investigação do acidente.
Atualmente é empresário, membro da Comissão de Direito Aeronáutico – OAB/SC e palestrante.